quarta-feira, 29 de julho de 2015

Vocação

Toda pessoa tem uma vocação, uma missão a cumprir, aquilo que só ela pode fazer e ninguém mais. Encontrando essa missão, encontra o sentido da sua vida, que não pode ser inventado, como um ideal utópico, mas deve ser percebido na realidade da vida. Achar esse sentido pode demorar muito tempo, porque só aos poucos ele vai se revelando, como uma imagem embaçada que se torna cada vez mais nítida. Os adolescentes costumam estar à procura de um emprego, de um curso, de alguma definição na vida, mas se vêem em dificuldades para se decidir. 

A primeira coisa que posso dizer é que um emprego não é necessariamente a sua missão, porque ela pode estar muito acima dele, pode ser cumprida talvez nas horas de descanso. Em segundo lugar, um curso universitário - técnico, etc. - pode também não ser, porque a vida fora da universidade é muito mais ampla do que dentro e um curso universitário pode ser concluído com 25 anos de idade. É possível acontecer, por exemplo, de você decidir fazer outra coisa depois da graduação e esquecer de uma vez seu diploma.
Mas como encontrar o sentido da vida? Viktor Frankl ensinou que o modo de encontrá-lo é tentar responder a seguinte questão:

O que eu devo fazer, que somente eu posso fazer e que, se eu não fizer, ninguém fará no meu lugar?
Tentando responder a essa pergunta, a pessoa vai tomando consciência do que é a sua verdadeira missão.

Uma coisa comum entre pessoas religiosas é a dúvida de qual seja a vontade de Deus para elas. Por não saberem a vontade de Deus, ficam inseguras e sem saber o que fazer. Sem querer responder cabalmente a esse problema, posso dizer que acredito que a missão de Deus para uma pessoa vem acompanhada de um desejo de cumpri-la. O que pode ser feito é tentar descobrir o que você mais deseja, aquilo que é mais sincero e elevado no seu coração. Para isso, será preciso uma depuração dos seus desejos, porque uns são sensatos e outros não. É possível que esse desejo já esteja em você desde o nascimento, escondido, precisando apenas ser descoberto. 

Toda pessoa tem uma missão, é só descobrir qual é. Se você se interessa por esse assunto, recomendo os artigos do professor Olavo de Carvalho no livro "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota", no capítulo "Vocação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário