terça-feira, 12 de abril de 2016

Introdução ao Conhecimento da Mente Humana - Capítulo Dois: Imaginação, Reflexão, Memória

II
IMAGINAÇÃO, REFLEXÃO, MEMÓRIA
Há três princípios notáveis na mente: a imaginação, a reflexão e a memória.
Chamo imaginação ao dom de conceber as coisas de uma maneira figurada e de pensar por imagens. Assim, a imaginação sempre está relacionada aos nossos sentidos: ela é a inventora das artes e o ornamento do espírito.
A reflexão é o poder de se dobrar sobre as ideias, de examiná-las, modificá-las ou combiná-las de diversas maneiras. Ela é o grande princípio do raciocínio, do juízo, etc.

A memória conserva o precioso depósito da imaginação e da reflexão. Seria supérfluo deter-se a pintar sua utilidade incontestável. Na maior parte dos nossos raciocínios, nós não empregamos senão reminiscências; é nelas que nós nos baseamos, elas são o fundamento e a matéria de todos os discursos. A inteligência que a memória deixou de nutrir se apaga nos esforços laboriosos de suas pesquisas. Há um antigo preconceito acerca das pessoas que têm uma memória privilegiada: supõe-se que sua inteligência, aberta a toda a sorte de impressões, está vazia e só se supre tanto de ideias emprestadas porque tem poucas próprias; mas a experiência contradiz essas conjecturas com grandes exemplos. Tudo o que se pode concluir com razão é que é necessário ter a memória na mesma proporção que os outros elementos da inteligência, não caindo em nenhum destes dois vícios: a carência ou o excesso.

Tradução: Jelcimar Luiz Rouver Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário