segunda-feira, 25 de abril de 2016

A obra literária e o seu potencial

1
A obra literária, quando cai na mente, não desperta de imediato idéias que possam ser afirmadas conceitualmente, como faz um texto científico em que os conceitos já aparecem prontos. Ela preenche a imaginação possibilitando que eles surjam depois. Em certos momentos, porém, ela produz insights preciosos no instante mesmo a leitura, abrindo novos horizontes de consciência e completando o que faltava para compreender certos conceitos já memorizados.
A imaginação é a porta de entrada da inteligência humana. Nela se reúnem os dados da experiência, que se organizam em imagens. Posteriormente essas imagens, se depuradas, tornam-se conceitos. Somente então é possível discorrer conceitualmente sobre um tema da obra literária. Esta é um símbolo que abre a inteligência para a compreensão de novos pedaços da realidade que não faziam parte desse microcosmo imperfeito.


2
Por isso, no início dos estudos, em que a absorção literária e artística predomina, o estudante pode ter a impressão de não ter feito muito progresso, porque não se sente capaz de enunciar conceitos e falar sobre muitas coisas, salvo relatar o que leu, viu e ouviu. Mas essa impressão de estagnação é falsa, porque ele está firmando as bases de um edifício intelectual que poderá ser grande. Ele precisa ter paciência e prosseguir na sua preparação.

3
Uma palavra não apresenta para o ouvinte todo o seu conteúdo de maneira instantânea, como um quadro que aparece inteiramente perante os olhos do observador. Para pintar o pensamento ao interlocutor, é necessário discorrer por cada parte.

4
A poesia se caracteriza por tentar dizer uma imensidão de coisas com o mínimo de palavras, contando com a habilidade do leitor de descriptografar as metáforas e versos, enquanto as outras modalidades de discurso procuram discorrer mais demoradamente sobre cada parte do pensamento. Sonetos e outros poemas são por natureza condensados de sentidos, mas nada é tão breve e tão abrangente como as sentenças dos sábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário