segunda-feira, 25 de abril de 2016

Música, estrutura mental, comportamento motor e ruídos infernais

1
Na Antiguidade, a música era uma criação dos deuses e tinha o poder de trazer equilíbrio e harmonia à pessoa, sintonizando-a com a ordem cósmica. Os antigos olhavam a música com uma forte ênfase moral e educacional, porque sabiam que ela agia de maneira marcante sobre esses aspectos do homem. Hoje, porém, as pessoas não têm o mesmo cuidado e se expõem a barulhos que certamente escandalizariam
gregos e romanos.


2
A audição é um ato físico operado pelo ouvido, mas submisso ao cérebro, de modo que se ouve os sons apresentados segundo a estrutura cerebral, ou seja, segundo à educação sonora recebida. A audição de uma pessoa se adapta à sua língua materna, conformando seu cérebro à arquitetura do idioma. Para certos fonemas de línguas desconhecidas, o ouvinte pode ser "surdo". Daí ser muitíssimo importante tomar cuidado com as músicas que as crianças escutam, uma vez que elas estruturam sua mente.

3
As músicas e os diversos sons que uma pessoa escuta influem sobre o seu comportamento motor. As crianças ouvem música e se movimentam conforme o ritmo. Os adultos também, mas às vezes podam a espontaneidade por motivos sociais.

4
Já de madrugada, lendo Mário Ferreira dos Santos, paro para prestar atenção no que se passa numa festa próxima da minha casa e percebo que o que ouço não é sequer música, mas uma sequência infernal e alucinante de barulhos horríveis, e isso não é uma figura de linguagem. Funk é o que existia tempos atrás. Hoje as pessoas se reúnem para se endoidecerem com ruídos incompreensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário