sábado, 29 de agosto de 2015

Resumo da aula 305 do COF


Na aula do Curso Online de Filosofia de hoje (305), o professor Olavo de Carvalho começou comentando a situação política atual brasileira e remontou até à Reforma Protestante, quando Lutero pregava a inexistência de qualquer mediador entre Deus e os homens, salvo Jesus Cristo, de modo que o clero perdia a sua autoridade, que, na verdade, passava para as mãos dos reis, sendo a razão de Estado a única personificação da vontade divina. Isso acabou desembocando inevitavelmente na divinização do Estado, no Iluminismo, na rejeição do rei como autoridade e no nascimento da democracia moderna, que em si já tem o germe da tirania. A democracia é um arranjo provisório que sempre termina nela, como dizia Bernanos, que a democracia não é oposta à ditadura, mas o seu início.
O clero caiu como autoridade espiritual para a população, os reis surgiram e caíram e os intelectuais passaram a ser a nova casta sacerdotal, sendo que, na verdade, é a mídia que exerce essa autoridade, criando ídolos intelectuais em sua fábrica e impondo seus padrões morais.
Nesse quadro, tornar-se um intelectual independente da mídia é possível e necessário, sendo a vitória certa, mas o segredo é ter um modelo moral seguro para seguir. Contudo, hoje não há mais esse espelho para nos olharmos, pois, de certa forma, a profecia de Lutero se cumpriu: não há mais mediador. O que fazer então? A saída é implorar ao Espírito Santo que nos guie no bem e na verdade, ainda que nós não saibamos o que estamos fazendo. Quando não há autoridade espiritual, o apostolado leigo funciona muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário