segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Ler a Bíblia

A Bíblia é um livro para ser lido todos os dias, seja você protestante ou católico. Eu sempre me impressiono com o vigor espiritual que vem dela. Houve uma longa época em que a Bíblia não estava disponível a todos os cristãos, para uma leitura diária individualizada, porque não tinham inventado ainda a imprensa, que Gutenberg veio a conceber no século XV. Até esse tempo, as cópias das Sagradas Escrituras eram feitas à mão por monges muito dedicados, de modo que copiar a Bíblia inteira para cada fiel não era possível. Em todo esse período, o ensino bíblico estava depositado nas mãos de sacerdotes altamente capacitados para isso. Não estou dizendo que hoje não haja necessidade de sacerdotes assim, mas agora há a possibilidade de um contato muito frequente com as palavras sagradas, de modo que, por exemplo, na fraqueza e na tristeza, a leitura dos Salmos fará um bem enorme, os milagres e palavras do Senhor Jesus Cristo fortalecerão a nossa fé, Sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição nos mostrarão o que há de mais importante. Assim, é uma dádiva ter a Bíblia disponível para cada pessoa, embora seja importante mencionar o cuidado nas interpretações, porque a Bíblia, tendo um texto e um cânon imutáveis, tem ensinamentos para todas as civilizações e épocas, pelos séculos dos séculos, até o fim da história terrena, de maneira que seu entendimento não deve ser feito sem muito cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário