segunda-feira, 6 de junho de 2016

Memória, religião e conhecimento

Para mim, um tema central é a memória, que abordei inclusive no meu TCC. Até agora, porém, tenho tratado o assunto a partir do aspecto verbal, linguístico e imagético, ou seja, para desenvolver a linguagem pessoal é importante o estudante enriquecer a sua memória com poemas e outros textos mais e, para ampliar a imaginação, é preciso ver muitas imagens, seguindo aquele célebre pensamento de Leibniz muitas vezes repetido pelo professor Olavo de Carvalho, que o homem que visse a maior quantidade de figurinhas se tornaria o mais inteligente. Entretanto, a memória e o esquecimento são temas importantíssimos das antigas religiões, como o budismo. Lembrar-se da origem é libertar-se, esquecer-se dela é escravizar-se. É possível que as concepções do estudo, na China, que segundo Paul Monroe era de recapitulação, em que a educação consistia predominantemente em memorizar os livros sagrados, o suprassumo da sua Literatura, no Egito, até mesmo em Israel e em outros lugares, se fundamente nessa base religiosa, de modo que a educação é um meio de fazer o indivíduo lembrar o que é de fato importante, para libertar-se da ignorância, para vencer o esquecimento, que é a condição natural desta vida. Se, como mostrou o Mário Ferreira dos Santos no seu livro "Filosofias da afirmação e da negação", Pitágoras, Platão e Aristóteles criam que o conhecimento é uma espécie de rememoração daquilo que está já presente na alma, mas está esquecido, sendo lembrado a partir dos dados dos sentidos, então a condição humana é de esquecimento desde quando nasce e é preciso, através dos estudos, relembrar. Para encarar a educação sob esse aspecto não é preciso aceitar a crença de que o conhecimento traz a salvação do homem, como o gnosticismo afirma. Não sei também o quanto a visão cristã se harmoniza, nesse aspecto, com a de outras religiões. 
Sei que neste texto podem ter muitos subentendidos, que exigem mais tempo para ser explicitados. Por isso, estou apenas registrando o pensamento para futuro desenvolvimento possível.

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