segunda-feira, 2 de maio de 2016

Para que estudar Português?

Quem não estuda Português tem mais tempo livre para se divertir, para conversar com os amigos, para conhecer novas pessoas, para assistir televisão, ir ao cinema, ouvir músicas ou simplesmente passear e viajar. Para essa pessoa não será necessário se afadigar com muitas leituras, se esforçar para absorver a linguagem difícil dos clássicos, para pegar o sentido das suas metáforas e figuras de linguagem, para compreender as regras gramaticais. Quem não estuda Português não precisa queimar os neurônios para entrar no mundo estranho dos grandes autores, que falam de mitos desconhecidos e experiências muito sutis, fazendo referências difíceis de captar.

Por outro lado, quem estuda o idioma pátrio, aprende a compreender melhor o que as pessoas próximas e distantes dizem, as notícias que circulam na sociedade, os livros que lê. Essa pessoa desenvolve a linguagem pessoal e se expressa com beleza e vivacidade, sem cometer erros de fala e equívocos que atrapalham a comunicação. Ela pode falar em público a pobres e a ricos, ao povo e à elite, sem medo de passar vergonha, pode participar de debates importantes e decidir os rumos da sociedade com sua contribuição; ela adquire maior poder de influenciar as pessoas e novos meios de ação, mais capacidade de se orientar na vida e de comunicar ideias, mais harmonia e estabilidade psíquica e uma personalidade mais desenvolvida. Quem estuda Português lê livros com referências a mitos e histórias insólitas e as compreende, estando mais consciente do que se passa. Quem estuda não se torna presa fácil de indivíduos mal intencionados, que querem manipulá-lo para que faça suas vontades. Quem estuda a Língua Portuguesa se torna capaz de contar para si mesmo a própria história de vida de maneira mais clara, organizada e precisa, se tornando mais autoconsciente, pois o idioma é um instrumento de conhecimento próprio. Por isso, para quem tem dúvidas sobre estudar ou não, a melhor escolha é o estudo.

Este texto é endereçado especialmente a alunos do Ensino Fundamental e Médio que não vêem motivos para estudar Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário